...

Saúde além da pandemia: vitamina A para crianças

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Na manhã 17 de setembro a Estratégia de Saúde da Família (PSF) do Centro Histórico iniciou a aplicação de vitamina A nas crianças do bairro por meio do Programa Nacional de Suplementação, instituído em maio de 2005. A ação diminui o risco global de morte entre crianças de 06 a 59 meses de idade em até 24%. Além disso, a administração da vitamina A previne xeroftalmia e a cegueira de origem nutricional.

Evidências acerca do impacto da suplementação com vitamina A em crianças de 6 a 59 meses de idade apontam uma redução do risco global de morte em 24%, de mortalidade por diarreia em 28% e de mortalidade por todas as causas, em crianças HIV positivo, em 45%. Com isso, a OMS recomenda a administração de suplementos de vitamina A para prevenir a carência, a xeroftalmia1 e a cegueira de origem nutricional em crianças de 6 a 59 meses.

Segundo a OMS, a suplementação profilática de vitamina A deve fazer parte de um conjunto de estratégias para a melhoria da ingestão deste nutriente, portanto, associado à diversificação da dieta (OMS, 2011).

O Ministério da Saúde, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Saúde, desenvolve, desde 2005, o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A, com outras ações de prevenção da DVA, em áreas consideradas de risco.

Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content