A 2º sargento Leni Márcia Soares de Souza, assumiu o comando do Destacamento Policial de Rio Doce no dia 13 de abril de 2021, em uma experiência inédita na região do Vale do Rio Piranga. Com vasta experiência operacional, a militar será a primeira comandante feminina do Destacamento de Rio Doce, unidade pertencente à 21ª Companhia Independente da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), que tem sede em Ponte Nova.
A sargento Leni foi a única mulher presente no Curso de Procedimentos Tático Móvel promovido em 2014 em Ponte Nova, concluído com êxito. Trabalhou na antiga viatura ROTAM (Rondas Táticas Metropolitanas), no próprio Tático Móvel e também como comandante de Rádio Patrulha. Com um currículo destes, a decisão de entregar o comando de Rio Doce premia a profissional, mas abre espaços comemorações no âmbito da conquista da mulher. A sargento Leni Márcia falou à editoria do Líder Notícias sobre a sua carreira PMMG e sobre o seu projeto de comando à frente do Destacamento de Rio Doce: “Sou natural da cidade de Abre Campo. Faço parte da primeira turma policial feminina da cidade de Manhuaçu. Trabalhei mais de 25 anos no serviço operacional. Trabalhei em Belo Horizonte no BPC (Batalhão de Polícia de Choque) e comandante de viatura em Abre Campo”, disse inicialmente a policial.
Em seu currículo constam ainda outros cargos fundamentais e altamente comprometidos contra o crime: comandante do Recobrimento na Cidade de Rio Casca; comandante da Rotam em Ponte Nova; comandante da viatura do Tático Móvel em Ponte Nova e também comandante de Rádio Patrulha em Ponte Nova. “Fiz curso na Força Nacional, realizado no Rio Grande do Sul, onde executei funções naquele Estado. Curso de Tático Móvel e Curso de Rádio patrulhamento”, acrescentou a sargento Leni Márcia.
A policial militar disse ao Líder Notícias que o seu trabalho, neste momento, é de gestão operacional, tendo como ponto alto o gerenciamento dos recursos disponíveis: militares e viaturas. Ela definiu ainda que este é um desafio para levar a segurança pública, junto aos princípios da justiça, com excelência. “Pretendo fazer um comando que ouvirá a comunidade para melhor prestar o serviço da segurança pública, principalmente fazendo uma interação junto a todos os órgãos, e trabalhando em parceria para o bem social de todos. Como Comandante do destacamento de Rio Doce realizarei de uma forma muito especial o meu trabalho, com a atenção dos reais problemas da comunidade e das suas demandas”, encerrou.