Ponte Nova adere ao ecologicamente correto, com sacolas oxibiodegradáveis?

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Acaba de ser sancionada a Lei Municipal nº 4.478/2021, que dispõe sobre a proibição de sacolas plásticas descartáveis, compostas por polietilenos e/ou similares, pelos estabelecimentos situados no município de Ponte Nova, pois este plástico fica na natureza até 200 anos, enquanto as sacolas oxibiodegradáveis desaparecem em pouco mais 06 (seis) meses. A proposta inicial contemplava os supermercados, com objetivo de melhorar o projeto de lei o Legislativo ampliou para todos comércios do município. O vereador Zé Roberto Júnior, do partido Rede, autor do projeto de lei, disse que o objetivo é conscientizar a sociedade sobre os problemas que as sacolas plásticas convencionais provocam ao meio ambiente.

Entenda esta transformação

Biodegradável – É decomposto pela ação de organismos vivos. O uso do termo geralmente pressupõe que os resíduos da decomposição não são tóxicos nem sofrerão bioacumulação. A maior parte do lixo de origem orgânica (papéis, tecidos de algodão, couro, madeira etc.) é biodegradável, e a maioria dos plásticos atuais não. (Dicionário Brasileiro de Ciências Ambientais). Plástico oxibiodegradável – É aquele que recebe um aditivo para acelerar seu processo de degradação, mas não se decompõe em até 06 (seis) meses. Não atende as normas técnicas nacionais e internacionais sobre biodegradação. Portanto, não é biodegradável.

Polietileno

A matéria-prima utilizada na fabricação das sacolas, o polietileno, é uma substância não renovável, originada a partir do petróleo. Com isso, essas sacolas demoram cerca de 200 anos para se degradarem na natureza. E mais, a decomposição desse plástico polui o meio ambiente, através da liberação do gás carbônico, um dos grandes causadores do efeito estufa.

Dicas do Líder Notícias

É possível diminuir a uso das sacolas plásticas, algumas atitudes podem ajudar e muito nessa conquista:

01) Levar sua sacola na hora das compras. Não importa se a quantidade não é suficiente, pelo menos, boa parte das sacolas destinadas a isso não serão utilizadas;

02) Ecobag’s ou sacolas de feira. Elas são feitas de matérias resistentes e podem ser utilizadas por muito tempo;

03) Se precisar transportar um grande número de compras, opte pelo uso das caixas de papelão.

Uma ecobag substitui uma grande quantidade de sacolas plásticas: seja biodegradável, de polietileno ou oxibiodegradável. E convenhamos: muito mais charme no transporte de mercadorias
Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content