Produtores criam associação para fomentar a produção de café e o turismo ecológico

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Produtores rurais de Pedra Bonita criaram entidade para movimentar, com conhecimento, o associativismo

“Sempre foi um sonho da nossa comunidade, que com muito esforço e busca por conhecimento, agora se tornou realidade”, conta Eliab Lopes de Souza vice-presidente da Associação dos Produtores Rurais de Matipó Grande, criada recentemente em Pedra Bonita.

Os 09 (nove) membros fundadores iniciaram o processo de associativismo após participarem, em 2020, do Programa Gestão com Qualidade em Campo (GQC) e do curso Organização para Atividades Coletivas oferecido pelo Sistema FAEMG/ SENAR/INAES em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Miradouro.

O instrutor dos cursos, José Heleno Húngaro segue acompanhando o grupo incentivando e esclarecendo dúvidas. Ele explica que a turma fez parte do projeto-piloto que a regional do Senar em Viçosa desenvolveu para apresentação da proposta de um programa especial que estimule o cooperativismo e o associativismo entre os produtores rurais. A associação que tem como principal objetivo apoiar o desenvolvimento dos produtores na atividade cafeeira, articulando compras conjuntas de insumos e equipamentos para beneficiamento do café, com apoio, também da comercialização. Os associados aproveitarão as belezas naturais e outros atrativos da região para investimento no turismo rural, ecológico e de aventura.

Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content