Uma mulher foi brutalmente assassinada e depois enterrada no quintal de sua casa, em Santana do Paraíso, no Vale do Aço, na tarde da quinta-feira, 22/07. O crime foi descoberto na sexta-feira, 23/07, quando vizinhos da mulher acionaram a polícia militar para investigar o sinistro. O assassino da mulher, um homem de 48 anos, é próprio filho dela e foi preso em João Monlevade no dia 23/07, à tarde.
A vizinhança ficou assombrada pela brutalidade do crime, pela forma como a idosa foi morta. Maria Auxiliadora, 79 anos, foi morta pelo próprio filho com golpes de faca. A vítima apresentava ferimentos de corte na região do pescoço. Uma vizinha disse que, durante o dia, o filho da idosa foi visto cavando uma cova no quintal da casa, localizada na Rua Ucrânia, no Bairro Industrial.
A Polícia Militar foi acionada por vizinhos e os militares confirmaram que havia mesmo a cova e dentro dela o corpo da mulher. A PM e o Corpo de Bombeiros foram acionados para socorrer a mulher, mas a vítima já se encontrava morta. Após os trabalhos da perícia da Polícia Civil, os bombeiros retiraram o corpo da cova e o levaram o Instituto Médico Legal, para outras análises.
Segundo informações, o suspeito, após o crime fugiu em uma bicicleta, mas foi capturado em um cerco policial na cidade de João Monlevade. A Polícia Militar disse que o homem já teve passagens pela polícia como perturbação e importunação, mas não cometeu nenhum crime de natureza grave.
Testemunhas relataram que, Alfredo da Costa Lourenço, de 48 anos, suspeito do crime, tem problemas psicológicos e que, antes de fugir do local, arrumou e limpou toda a residência, trocou lençóis e passou pano no chão.