Os cidadãos de Ponte Nova participaram de forma ativa na Câmara durante o primeiro semestre legislativo de 2021, conforme levantamento da Divisão Administrativa. Por meio dos canais de Ouvidoria no site da Câmara e da interação nas redes sociais oficiais, a opinião dos pontenovenses esteve garantida, mesmo com as limitações impostas pela pandemia e com a realização de sessões legislativas virtuais.
De fevereiro a junho de 2021 foram registradas 83 participações por meio da Ouvidoria. O canal, que fica disponível no site da Câmara, foi impulsionado pela Comissão Especial sobre a Covid-19. Desde fevereiro, um formulário especial recebe críticas, denúncias, dúvidas e sugestões sobre o enfrentamento à pandemia no município.
Do total de registros da Ouvidoria, 62,65% ou 52 foram realizados por meio do formulário sobre a COVID-19. Dessa quantidade, 32 foram denúncias, enquanto os outros 20 solicitaram informações. O mês de março foi o campeão de mensagens protocoladas, contabilizando 21. Já a Ouvidoria geral da Câmara teve, em abril, o pico de mensagens, com nove protocolos. O total no período de fevereiro a junho foi de 31 registros, sendo 21 denúncias e 10 pedidos de informações.
Todas as mensagens protocoladas por meio da Ouvidoria da Câmara são encaminhadas às comissões permanentes para o tratamento adequado, de acordo com o tema de cada uma. No primeiro semestre de 2021, as mensagens recebidas pela Ouvidoria incluíram denúncias e pedidos de informações referentes à Câmara e às secretarias municipais de Assistência Social e Habitação, Meio Ambiente, Obras, Educação e Saúde. Também mensagens relacionadas Departamento Municipal de Trânsito, ao Instituto Nacional do Seguro Social e Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento.