Iniciou no dia 16/08, a implantação da Vistoria Eletrônica para registro e transferência veículos a serem emplacados ou transferidos na Circunscrição de Trânsito – CIRETRAN – da Polícia Civil em Ponte Nova. A inovação faz parte das medidas de modernização dos serviços prestados pela instituição em Ponte Nova e Região.
Para a identificação veicular era necessário extrair o decalque das marcações de chassi e motor com uso de papel e lápis. No processo eletrônico, a avaliação é feita por meio de um aplicativo de celular com controle de localização, onde o vistoriador inclui fotos e dados da identificação do veículo. As imagens e informações captadas são enviadas para o banco de dados do Detran-MG, com validação automática e laudo de vistoria imediato.
Com os laudos eletrônicos será possível identificar alterações nas principais características do veículo e verificar adulteração de quilometragem, de chassi e de motor, evitando fraudes e oferecendo mais segurança ao usuário sobre a procedência do veículo.
A partir de agora, os atendimentos nas CIRETRANs da área Regional de Ponte Nova passarão a ser agendadas pelo site do DETRAN-MG. A medida visa garantir uma rotina rígida no atendimento ao usuário, estabelecendo uma fila de atendimento nos postos de vistoria. Posteriormente, o novo sistema permitirá que o cidadão consulte, através da internet, os laudos de vistoria dos veículos de sua propriedade, proporcionando mais acessibilidade e transparência sobre as informações do serviço prestado.