O policial penal Márcio Pedro Alves que comandava o presídio de Itabira assumiu a Direção-geral da Penitenciária de Ponte Nova I, desde a última sexta-feira, dia 13 de agosto, depois da exoneração de Rafael Bargas de Queiroz. Márcio Pedro tem formação superior em Pedagogia e serve ao quadro efetivo do Depen (Departamento Penitenciário) da Secretaria Estadual de Justiça e Segurança desde 2004. Antes, ele havia trabalhado como diretor em São Domingos do Prata.
Ele substitui Rafael Bargas de Queiroz que já administrou a Penitenciária em 02 (dois ) períodos: desde a inauguração em dezembro de 2009 até 2016 e de 2019 até os dias atuais. Ele também foi diretor do Presídio de Ervália, cidade vizinha de Viçosa. Nas duas Unidades Prisionais, sua ficha é considerada como de “ótima atuação”.
O Diretor de Segurança da Penitenciária de Ponte Nova, Paulo Sérgio da Silva, disse que vai colocar seu cargo comissionado como forma de solidariedade a Rafael Bargas de Queiroz, com quem trabalha há 14 anos. Paulo Sérgio da Silva, que está de férias, disse ao Líder Notícias que não concorda com esta decisão e voltará à sua função normal de policial penal.