Violência doméstica contra mulheres, crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência poderá ser denunciada por telefone ou por meio eletrônico durante a pandemia. Está em vigor uma nova lei que intensifica o combate à violência doméstica e familiar.
Ou seja, quem for vítima deste tipo de violência pode solicitar atendimento e medidas protetivas de urgência de forma online. O atendimento presencial e domiciliar também fica garantido, principalmente em casos de feminicídio, estupro, e lesão corporal. Além de ameaça com arma de fogo e corrupção de menores.
Se você sofreu ou conhece alguém que
sofre com alguma dessas violências, pode denunciar pelos telefones disque 100 ou ligue 180. E ainda através do aplicativo direitos humanos brasil é possível anexar documentos e fotos na denúncia.
De acordo com a nova lei, as denúncias feitas pelos canais de
atendimento como ligue 180, ou disque 100, terão até 48 horas para serem repassadas para o órgão competente.
O projeto visa melhorar o acolhimento a vítimas de violência doméstica no brasil no período de emergência em saúde devido à pandemia de coronavírus. Já que esta população fica mais vulnerável. Dados do ligue 180, revelou que o número de denúncias cresceu 38% no país apenas no mês de abril.
Vale lembrar que o ligue 180 funciona 24 horas todos os dias da semana.
E o aplicativo direitos humanos brasil também receberá as den
úncias.
Sonora da Noticia