Presidente do CIMVALPI vai a Brasília para buscar recursos para a gestão integrada

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Adriano Alvarenga entrega cópia do PIGIRS ao secretário nacional de Saneamento do MDR

RESÍDUOS SÓLIDOS

O presidente do CIMVALPI, Adriano Alvarenga, prefeito de Rio Casca e a consultora ambiental, Carolina Queiroz, estiveram em Brasília em 24 de agosto, para agenda de trabalho em busca de recursos e equipamentos para o Sistema Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que vai atender os municípios do CIMVALPI.

Em reunião com secretário nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Pedro Maranhão, Adriano Alvarenga solicitou recursos, equipamentos e 02 (duas) usinas móveis de tratamento de resíduos de construção civil para aproveitá-los na recuperação de estradas vicinais. Pedro Maranhão recebeu das mãos do líder regional uma cópia Plano Integrado de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PIGIRS). “Estamos solicitando apoio para melhor a gestão dos resíduos sólidos na região do Vale do Rio Piranga para gerar emprego e renda, com a criação de uma usina geradora de energia, a partir do lixo, sem a queima dos resíduos”, disse Adriano Alvarenga.

Ana Carolina Queiroz, consultora do CIMVALPI, arquiteta urbanista, com experiência em gestão governamental, políticas públicas de habitação, e planejamento urbano e ambiental que acompanhou Adriano Alvarenga, garantiu que o Sistema Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é resultado de estudos avançados de diagnóstico e proposição de ações para universalização do saneamento nos 43 municípios consorciados. “Precisamos que o governo federal conclua nossa aceitação no Programa Lixão Zero para avançarmos no atendimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos e ao Novo Marco do Saneamento”, disse ela.

Adriano e Ana Carolina Queiroz no gabinete do MDR
Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content