Setembro: temporada de flores, Freddy Mercury e aniversários de emissoras de rádio

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
O radialista Cirilo Reis é o correspondente nacional do programa Canal Reis e continua ativo na Rádio Nacional (Rio de Janeiro)

O mês de setembro lembra que o mês é marcado por mudanças. Em 2021, a mudança de estação – do Outono para a Primavera – ocorre exatamente no dia 22, às 16h21. No dia 1º, a Rádio Nacional da Amazônia completou 44 anos. No dia 7 de setembro, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, atual Rádio MEC, completou 99 anos no ar e no dia 12, a Rádio Nacional do Rio de Janeiro, completou 85 anos.

Setembro tem ainda os 20 anos dos ataques às Torres Gêmeas nos Estados Unidos no dia 11 (relembrados pelo Líder Notícias, edição 454 (10/ 09). No próximo domingo, 19/ 09, registram-se os nascimentos dom Paulo Evaristo Arns (100 anos), além de Zizinho, Zé Keti e Paulo Freire (Falecidos). Os 85 anos do escritor gaúcho, Luís Fernando Veríssimo são comemorados no dia 26/09 (vivo). O Dia Nacional da Televisão é amanhã, dia 18 e do Rádio, no dia 25.

As datas são alguns dos 128 fatos históricos, datas comemorativas e feriados selecionados pelo Projeto Efemérides, da “Empresa Brasil de Comunicação (EBC) ”. Ele foi criado com o objetivo de oferecer mais um serviço para as áreas produtoras de conteúdo por meio de sugestões de pautas para matérias jornalísticas. A equipe da Gerência de Acervo atende aos pedidos de pesquisa: envie e-mail para centraldepesquisas@ebc.com.br.

Freddy Mercury nascia há 75 anos

Mesmo antes de ser tema de um grande filme hollywoodiano, Bohemian Rhapsody, a trajetória de Freddie Mercury marcou muita gente ao redor do mundo. O vocalista do Queen, uma das maiores bandas de rock da história, é conhecido por ter uma extensão vocal como nunca antes vista, um vozeirão incrível e um estilo inconfundível.

Com o nome de Farokh Bulsara, Freddie nasceu no dia 5 de setembro de 1946 em Zanzibar, na África Ocidental, hoje Tanzânia. Ele teve o início da sua educação na St. Peter Boarding School, uma escola para meninos focada na educação inglesa e com aulas de piano. É aí que começa a nascer Freddy Mercury.

Quando ele tinha 17 anos, sua família mudou-se para Londres (Inglaterra). Lá, formou-se em design gráfico e foi pulando entre empregos: vendedor de roupas ao lado de sua namorada Mary Austin e até atendente de aeroporto. Em 1970, a história começou a se desenhar quando Freddie se juntou a Roger May e Brian Taylor em uma banda chamada Smile.

A banda Smile mudou de nome e ganhou um baixista, John Deacon. A recém-formada Queen lançou alguns discos, como Queen I e Queen II, com alguma recepção na Inglaterra e no Reino Unido. O primeiro hit do Queen foi a faixa Killer Queen. Mas, foi em 1975, que tudo começou a mudar, após o lançamento do disco A Night At The Opera. Com apenas 05 (cinco) anos de carreira, a banda tinha criado uma das maiores músicas da história do rock’n roll misturado com ópera.

Foi a primeira grande banda europeia a se apresentar na América do Sul. Os shows em São Paulo tiveram uma audiência de quase 300 mil pessoas no total. Seu retorno foi em 1985, no icônico Rock in Rio. O resto todo mundo sabe, inclusive da sua morte em 24 de novembro de 1991, 02 (dois) depois de ter declarado publicado que era soropositivo do HIV (AIDS).

Freddy Mercury em um dos maiores shows do Queen: aconteceu no Rock In Rio, em 1985
Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content