Policiais Penais participam de curso para Operações com Cães

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Técnica de treinamento de cães que trabalham com policiais penais

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Superintendência Educacional de Segurança Pública, encerrou em 29 de outubro mais uma turma do curso “Operações com Cães em Ambientes Carcerários”. Quarenta policiais penais que atuam no Grupo de Operações com Cães (GOC), do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), estiveram reunidos durante 10 dias, em Belo Horizonte, trocando experiências, se profissionalizando e padronizando processos de trabalho.

O curso intensivo de 100 horas/aula teve como objetivo qualificar e padronizar os policiais para realizarem procedimentos operacionais com o auxílio de cães, desenvolver habilidades para que este manejo e adestramento sejam seguros, bem como preparar os animais desde o nascimento para a atuação em ambiente prisional.

O conteúdo programático da formação, com aulas práticas, teóricas e treinamentos físicos, ofertou 10 disciplinas, tais como: noções de veterinária, legislação aplicada, noções de intervenção em unidades prisionais, rotinas administrativas, comportamento animal aplicado, técnicas de adestramento e Protocolo MARC 1 – Atendimento Pré-hospitalar de Combate (APH).

O Protocolo MARC 1 tem como objetivo capacitar o policial para manter vivo o operador da segurança pública que tenha sido atingido em uma situação de conflito, até a chegada em uma unidade hospitalar para socorro.

Para o coordenador do curso de Operações com Cães em Ambiente Carcerário, Ivo Martins, investir em qualificação é a garantia de um trabalho de excelência na ponta. “Nós temos muitos policiais que atuam com cães há cerca de 15, 20 anos e que não estão atualizados”, explica.

Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content