VIII edição do Festival de Teatro de Ponte Nova retomou a cultura de forma presencial

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Fernando Drumond (seta) recebeu homenagem da coordenação do FESTPON e deu nome ao troféu deste ano

Ator Fernando Drumond, repórter do Líder Notícias, foi homenageado pela coordenação

A VIII edição do Festival de Teatro de Ponte Nova/FESTPON aconteceu entre os dias 11 a 14 de novembro na cidade e conseguiu atrair um bom público aos eventos que fizeram parte da produção. O FESTPON desse ano de 2021 foi realizado e produzido por Thiago Souza, criador e diretor da “Associação Cultural Viver com Arte” de teatro, em parceria com Raizza Tosatti, professora de teatro, dança e sócia do espaço “Na Salla” de cultura.

Em todas as suas edições o festival homenageou personalidades do teatro ponte-novense, que dão nome ao troféu da edição. Neste ano o homenageado foi o ator e encenador pontenovense Fernando Drumond, que atualmente exerce a função de repórter policial e de externa do Líder Notícias. O FESTPON teve o apoio da prefeitura municipal de Ponte Nova através da secretaria municipal de Cultura e Turismo e apoio de várias empresas.

Com o início do fim da pandemia, com a campanha de vacinação já adiantada no país, o público compareceu significativamente, tanto nos eventos de rua, realizados no espaço de múltiplo do jardim da Praça Cid Martins Soares, em Praça de Palmeiras, quanto nos espaços fechados onde aconteceram as peças teatrais: auditório da OAB; Na Salla e na sede social do Esporte Clube Palmeirense. Devido às restrições da pandemia, o festival foi propositalmente realizado pelos seus produtores com menos eventos do que das suas últimas edições.

As peças que participaram do festival competitivo foram: “Sacra Bixa”, com Lucas Lacerda (Ponte Nova); “A Princesa Engasgada”, com o Grupo Viver com Arte (Ponte Nova); “Catirino: o Andarilho” (Sumaré/ São Paulo); “Antes da Chuva Cair, com Chão de Estrela” (Angra dos Reis/Rio de Janeiro); “Como é bom ser Criança”, com o Grupo Encanto (Ponte Nova) e “Casa das Tias”, com a Casa do Teatro (Conselheiro Lafaiete).

Raízza Tosatti, Carlos Tobias (melhor ator), Luísa Souza (melhor atriz) e Thiago Souza

Vencedores do VIII FESTPON

Melhor espetáculo: “Catirino o andarilho” (Sumaré/ SP);

Melhor direção: Herica Veriano e Rafael Ribeiro, do espetáculo “Catirino o andarilho” (Sumaré/SP);

Melhor ator: Carlos Tobias de “Catirino, o andarilho” (Sumaré/ SP);

Melhor atriz: Luísa Souza, do espetáculo “A princesa engasgada” (Viver com Arte/ Ponte Nova).

A novidade no festival deste ano foi a projeção, no auditório da OAB, Avenida Caetano Marinho, 209, Centro Histórico, no dia 11 de novembro, do documentário “A Trajetória do Teatro Ponte-novense” produzido especialmente para o VIII FESTPON. O vídeo mostrou depoimentos de vários fazedores de teatro em Ponte Nova, desde a década de 1970.

Veja a galeria de fotos do VIII FESTPON a baixo!

Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content