A primeira etapa do concurso para o cargo de policial penal do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) foi realizada no passado, 13/03. As provas seriam aplicadas para mais 209.973 candidatos inscritos, mas houve desistências. Os que foram aos locais de provas estão disputando 2.420 vagas para todas as regiões do estado. Tem vagas as 02 (unidades) prisionais de Ponte Nova: Passa-Cinco e Gavetão.
Foram 351 locais de provas, sendo 18 em Brasília e os demais divididos em 16 cidades: Barbacena, Belo Horizonte, Curvelo, Divinópolis, Ipatinga, Governador Valadares, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia e Unaí.
O concurso da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) será realizado em 06 (seis) etapas. No dia 13/03 foi aplicada a prova objetiva e a redação. Haverá ainda avaliação de aptidão psicológica e psicotécnica; exames médicos; prova de condicionamento físico; investigação social; e curso de formação técnico-profissional. A posse está prevista para janeiro de 2023.
Falando ao portal de notícias da Sejusp, a superintendente Educacional da Roberta Corrêa Lima disse que a realização deste concurso significa um grande desafio: “O concurso é muito esperado e necessário, pois o último foi realizado em 2013. Será o primeiro após a alteração na Constituição Federal para o cargo de Policial Penal”.