Mauro Ribeiro Neto, atual vice-presidente Corporativo do Banco do Brasil, é um dos cotados para assumir a presidência da instituição. Ele é o braço direito de Rubens Novaes, atual presidente do BB, e responsável por todas as desestatizações do mandato. Tem experiência no serviço público e é considerado preparado por técnicos do banco. Tem pouco mais de 30 anos.
Mauro Ribeiro Neto é natural de Ponte Nova e filho de Dante Mayrink, ex-gerente do Banco Mercantil.
O atual presidente da instituição, Rubens Novaes, pediu demissão nesta sexta-feira (24/07) ao ministro Paulo Guedes e ao presidente Jair Bolsonaro, que aceitaram o pedido. Segundo auxiliares de Guedes, o executivo teria alegado cansaço e desejo de voltar ao Rio, no fim de junho.
Novaes enviou mensagem para amigos falando de ambiente poluído em Brasília e compadrios. “O ambiente poluído de Brasília não é para mim. Privilégios, compadrios, corrupção e muitos chantagistas profissionais criando dificuldades para vender facilidades. Além disso, é chegada a hora de passar o bastão para alguém mais jovem, neste mundo de tantas inovações tecnológicas”, disse Novaes.
Outro cotado para assumir a instituição é Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo, atual vice-presidente de Gestão Financeira e Relação com Investidores do BB. Ele foi um dos primeiros a integrar a equipe de Novaes, ainda na transição de governo e seria uma solução de continuidade.
Hélio Magalhães, presidente do Conselho de Administração do BB, também está sendo estudado para o cargo. Ele é próximo ao secretário de Desestatização, Salim Mattar, e tem acompanhado de perto as medidas de desinvestimento do banco, além de ser muito atuante na atual função.
*Com informações do Jornal O Globo.