Desde o último dia 10 de julho, quando foi entregue pela administração municipal, o Centro Municipal de Coleta Seletiva e Triagem, localizado no Bairro Vale Suíço II, nas proximidades do Conjunto Habitacional Abdalla Felício (São Geraldo), está sendo operacionalizado pela Coorpnova (Cooperativa de Recicladores de Ponte Nova), que tem na presidência a líder comunitária Geralda Loredo de Paula (Ada), sempre com assessoria de Sérgio Cotta, mobilizador social.
A Bartofil Distribuidora, com atuação direta do diretor administrativo Carlos Bartolomeu, vem dando assistência às ações da instituição ecológica e assumiu que o galpão será todo mobiliado com baias de separação de reciclados, móveis de cozinha (geladeira, fogão, talheres etc) para uma perfeita sintonia também com a tecnologia via internet.
Na manhã de 24 de julho, a secretaria municipal de Meio Ambiente (Semam) realizou capacitação com os cooperados para alinhamento da coleta seletiva e orientações para a campanha educativa, que será realizada com os moradores da cidade. Os cooperados passarão em cada residência ponte-novense, explicando sobre a importância e como deve ser feito o descarte dos materiais recicláveis.
Na terça-feira passada, 28/07, diretores da Coorpnova (Ada Loredo de Paula e Sérgio Cotta) estiveram em Belo Horizonte a convite de Bruno do Carmo (secretário Municipal de Meio Ambiente) e Isadora Fernandes (engenheira ambiental da Semam) para visita a um centro de coleta seletiva e triagem em Belo Horizonte, com experiência de muitos anos.