Vazamento de produto perigoso na estrada Ponte Nova-Viçosa

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
01 (um) dos contentores rompeu a embalagem onde vazou aproximadamente 1.000 litros do líquido produto.

No dia 28 de julho às 9h39min, a Polícia Militar de Meio Ambiente foi acionada na Rodovia MGC 120 (estrada que liga Ponte Nova ao município de Viçosa), Km 582, em frente à Fazenda Chalé, para registrar um acidente ambiental com vazamento de produto altamente corrosivo, após acidente com o caminhão da Moysa Transportes Rodoviários.
Houve um acidente com o caminhão Ford Cargo 2422E cor branca, placa DAH9625, licenciado em Blumenau (SC) de carroceria aberta que transportava o produto perigoso denominado Lifewood 60 CCA Base Óxida nº da ONU 2922, conhecido popularmente como “Cloridrato Hidroxilamina”, substância altamente corrosiva que se encontrava armazenada em 06 (seis) contentores IBC (Intermediati Bulk Container), sendo que, com o impacto 03 (três) foram lançados para fora da carroceria, atingindo o solo.
Com o atrito, 01 (um) dos contentores rompeu a embalagem onde vazou aproximadamente 1.000 litros do líquido produto, que é usado comercialmente no tratamento de madeira de eucalipto. Inicialmente o líquido atingiu um pequeno trecho do acostamento numa extensão de 40m que recebeu toda a carga, e depois atingiu uma área composta por vegetação rasteira em uma extensão de 17m, parando a 15m do último ponto, próximo a um pequeno acúmulo de água na Fazenda Chalé.
O motorista do caminhão de 28 anos fez contenções para frear o produto com manta e turfa (espécie de serragem) para minimizar os impactos e também para evitar que o produto atingisse um pequeno curso d’água localizado a 50m do acidente. Foi acionada a perícia técnica da DRPC de Ponte Nova que realizou os trabalhos de praxe.
O motorista do caminhão, de 28 anos, informou para a Polícia Militar Ambiental que o acidente aconteceu no dia anterior, 27 de julho, por volta das 22h30min. O motorista estava com todos os seus documentos exigidos, assim como os do caminhão, e os documentos para o transporte da carga devidamente regularizados.
A empresa Lacerda & Lacerda Serviços de Transporte e Emergências Ambientais, foi para o local e realizou o transbordo do resgate da carga para outro veículo e também retirou, por meio de sucção, o restante do produto que ficou no contentor que rompeu. Iniciou também a raspagem e a lavagem do local.

Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content