Exposição de Ayrtz Pyrtz tem espetáculo de gala com Zara Bueno e Raizza Tossatti
Com uma exposição de quadros pintados pelo artista plástico Ayrton Pyrtz, foi inaugurado no dia 24 de junho, a partir de 17 horas, o espaço cultural de múltiplo uso CEU das Artes Ruy Merheb. Preparado pela secretaria municipal de Cultura, Turismo e Comunicação (Semctc), o evento reuniu cidadãos comuns, autoridades e artistas locais que puderam assistir a diversos atos, com destaque para a interpretação dramática da atriz e bailarina Raizza Tosatti para o poema “E agora, José?”, de autoria do poeta itabirano Carlos Drummond. Seguiu-sew da dança performática da bailarina/dançarina Zara Bueno, ao som da música “Sozinho”, interpretada pelo baiano de Santo Amaro da Purificação (Bahia), Caetano Veloso.
Em seguida, Zara Bueno arrastou algumas pessoas para o auditório local, puxando uma corda como que fazendo um elo e demais se amarrando no centro do palco, que logo em seguida foi ocupado por Adair Liberatto, diretora de artes cênicas com formação na UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) e a 1ª secretária de Cultura de Ponte Nova (200-2008), com autorretrato de vida dramatizado com dança nordestina ao lado de outra bailarina.
O programa prosseguiu com Johny Trio, primeiramente no lado da biblioteca cercada pelo muro e depois na parte externa da Rua José Emiliano Filho, ao lado do campus do IFMG (Centro Histórico/Novo Centro), seguindo-se o “Forró Data Vênia”, em parceria com a 7ª Subseção da OAB, priorizando a barraca da APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais). Antes de tudo, o pintor Ayrton Pyrtz falou sobre Ruy Guilherme Merheb.
Wagner Mol Guimarães, prefeito de Ponte Nova enfatizou a importância do momento, bem como Fernanda Ribeiro, a titular da pasta Semctc) “Tudo começou em 2014 com assinatura de convênio entre o Município e o Governo Federal, mas somente conseguimos inaugurar. Mas, o espaço será de todos os artistas de Ponte Nova e dos cidadãos que poderão desfrutar de grandes espetáculos”, disse o Wagner Mol.
RUY GUILHERME MERHEB
O artista plástico Ruy Guilherme Mereb naceu em Ipameri, em Goiás Velho, em 1934. Em 1956 ele teve sua formação profissional em Juiz de Fora a partir de 1956 e começou sua vida artística após conhecer o pintor Emeric Marcier, quando ingressou na Sociedade de Belas Artes Antônio Parreira e estuda pintura e desenho com Sílvio Aragão e Heitor de Alencar. Veio para Ponte Nova no final da década de 1970, trabalhando no Banco do Brasil. (Saiba mais sobre Ruy Merheb).
João Mattos e Délcio Stavanato serão empossados como acadêmicos da Alepon
Na quinta-feira, 30 de junho (ontem), a Alepon (Academia de Letras, Ciências e Artes de Ponte Nova) dá posse aos compositores e letristas João Mattos, da Pontenet e Délcio Stavanato, maestro do Coral Vozes do Piranga. Andrea Abdala Franklin Valentim e Affonso Rodrigo de Moraes Moreira (Gu Moraes), também foram empossados.
A cerimônia, marcada para 19h30min no auditório da 7ª subseção da OAB, localizado no Centro Histórico, comemora os 28 anos de fundação da Alepon, quando haverá entrega das comendas Salvador Ferrari para o ex-vereador José Mauro Raimundi e pelo ex-deputado federal e vice-prefeito de Belo Horizonte, o ponte-novense Ronaldo Vasconcelos. Receberão a Comenda Lilá Mucci José Manuel Oliveira Ribeiro, Portugal.
A Alepon vai homenagear a ex-presidente da instituição cultural Wilma Maria Quintiliano de Oliveira e o músico Júlio Valadares. A programação será encerrada, segundo informações da presidente Beth Iacomini, com números artísticos de Délcio Stavanato, Gu Moraes, Júlio Valadares e Wander Silva.