Aconteceu no sábado, dia 23 de julho, das 13 horas até 17 horas, a primeira reunião aberta do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) da Bacia do Ribeirão São Bartolomeu. O encontro, realizado na Escola Municipal Paraíso, na comunidade rural do Paraíso, contou com as presenças dos gestores da APA e representantes ambientais.
Na ocasião, foram desenvolvidas oficinas e palestras socioeducativas sobre a Unidade de Conservação. A Bacia do São Bartolomeu é uma Área de Proteção Ambiental instituída por decreto municipal em outubro de 2017. Trata-se da maior unidade de conservação de Viçosa, localizada na região do Paraíso e no campus da UFV, com área total de 3,5 mil hectares.
O Plano de Manejo da APA está sendo elaborado pela empresa Econsult de Aracaju, capital de Sergipe e a secretaria municipal de Meio Ambiente tem até outubro deste ano para aprovar o documento no Conselho Gestor da APA. A empresa foi contratada em fevereiro e vai receber R$ 97 mil por seus serviços.
Outro importante documento, em elaboração desde junho, é o Plano de Recuperação da Bacia do Ribeirão São Bartolomeu. A Geoline Engenharia, de Contagem, foi a vencedora da licitação e vai receber, da prefeitura, R$ 99 mil para o cumprimento de um contrato de 04 (quatro) meses.