Somando a taxa de resposta imediata – aquela cuja PM executa a captura em flagrante do autor – e a taxa de resposta mediata (aquela que a Polícia Civil investiga e executa prisões após representação ao Poder Judiciário) a Área de Segurança de Ponte Nova, composta por 16 Municípios, atingiu 106,7% da meta estabelecida. A Polícia Civil da Regional de Ponte Nova, composta pelas comarcas de Ponte Nova, Jequeri e Rio Casca, obteve a melhor taxa de elucidação da macrorregião de segurança pública subordinada ao Departamento da PCMG sediado em Ipatinga.
Segundo o Delegado Gilzan Lessa, responsável pela equipe de combate a homicídios em Ponte Nova. “A metodologia utilizada para aumentar o sucesso nas investigações baseia-se em se apropriar imediatamente das informações sobre o crime logo após sua ocorrência. A imediata e informal comunicação entre a Polícia Civil e a Polícia Militar é importante para conhecer o contexto do crime cometido nas primeiras 24h. Com a agilidade inicial, caso a caso, ocorre à tomada de decisões mais enérgicas, como as representações por prisões preventivas, mandados de busca e acesso ao sigilo do investigado, as quais têm respaldo jurídico legitimado e as prisões contam com o apoio da comunidade, e atenção excepcional do Ministério Público e do Poder Judiciário. Ainda, separam-se os casos em grupos que podem ser solucionados mais rapidamente daqueles que precisam de maior amadurecimento”.
“Esta taxa de resolubilidade poderá aumentar ainda mais até o fim do ano. A Delegacia de Homicídios ainda possui mandados para serem cumpridos, além de investigações em curso avançado. O sucesso no combate aos homicídios é soma de esforços, com troca constante e diária de informações entre as diversas delegacias da Delegacia Regional e as subunidades da PM e também com a Polícia Penal. A especialização da Equipe da Delegacia de Homicídios, atuando especificamente no combate a crimes violentos é outro fator fundamental. Precisamos melhorar continuamente em vários aspectos estruturais, mas o fator humano, o Policial engajado e motivado, é o primordial e este fator tem sido decisivo”, aponta o Delegado Regional Carlos Souza.
Somente na Comarca de Ponte Nova, neste ano de 2022, foram registados 12 homicídios consumados e 12 tentados. Destes, 12 homicídios tentados já foram esclarecidos e 7 homicídios consumados foram elucidados, com 8 prisões após investigações pela Polícia Civil, além de prisões realizadas pela PM. Dentre os homicídios consumado ainda em investigação, 3 estão em estágio avançado.
A Polícia Civil pede colaboração da população denunciando criminosos e prestando informações para esclarecimento de crimes. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 181 e o sigilo é absoluto.