O combate a crimes violentos, em especial homicídios, na área atuação regional apresenta bons índices. É o que indicou relatório consolidado de “Elucidação de Homicídio das Polícias Civil e Militar”, que foi compartilhado entre os órgãos na terça-feira, 30 de agosto. A Regional da Polícia Civil, composta pelas comarcas de Ponte Nova, Jequeri e Rio Casca, obteve a melhor taxa de elucidação da macrorregião de segurança pública subordinada ao Departamento da Polícia, sediado em Ipatinga.
O relatório mostra a eficiência, pois somando a taxa de resposta imediata – aquela cuja PM executa a captura em flagrante do autor – e a taxa de resposta mediata (aquela que a Polícia Civil investiga e executa prisões após representação ao Poder Judiciário) a Área de Segurança de Ponte Nova, composta por 16 municípios, atingiu 106,7% da meta estabelecida.
O Delegado Gilzan Lessa, responsável pela equipe de combate a homicídios em Ponte Nova divulgou nota informando: “A metodologia utilizada para aumentar o sucesso nas investigações baseia-se em se apropriar imediatamente das informações sobre o crime logo após sua ocorrência. A imediata e informal comunicação entre a Polícia Civil e a Polícia Militar é importante para conhecer o contexto do crime cometido nas primeiras 24 horas”.
Ele comentou que com a agilidade inicial, caso a caso, ocorre à tomada de decisões mais enérgicas, como as representações por prisões preventivas, mandados de busca e acesso ao sigilo do investigado, as quais têm respaldo jurídico legitimado e as prisões contam com o apoio da comunidade, e atenção excepcional do Ministério Público e do Poder Judiciário.
“Esta taxa de resolubilidade poderá aumentar ainda mais até o fim do ano. A Delegacia de Homicídios ainda possui mandados para serem cumpridos, além de investigações em curso avançado. O sucesso no combate aos homicídios é soma de esforços, com troca constante e diária de informações entre as diversas delegacias da Delegacia Regional e as subunidades da PM e também com a Polícia Penal”, argumentou o delegado regional Carlos Roberto Souza Silva.
O relatório aponta que em 2022, somente na Comarca de Ponte Nova, foram registrados 12 homicídios e 12 tentativas. “Todas as 12 tentativas de homicídios já foram esclarecidas e 07 (sete) homicídios foram elucidados, com 08 (oito) prisões após investigações pela Polícia Civil, além de prisões realizadas pela Polícia Militar. Dentre os homicídios consumados ainda em investigação, 03 (três) estão em estágio avançado”, reporta o relatório conjunto.