Hospital São João Batista está impossibilitado de realizar exames de tomografia e ressonância

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

A imprensa de Viçosa divulgou informações de que os hospitais de Viçosa não terão mais serviços de imagem dentro de suas instalações. Isso por causa da saída do Centro de Imagem, que se deu por ação proposta pelo Ministério Público, que obrigou os hospitais a fazer licitação, mas não houve interessados pelos serviços. Procurado, o presidente da Fundação Assistencial Viçosense (FAV), entidade mantenedora do Hospital São João Batista (HSJB), Joaquim Andrade Neto, disse que, no Caso do São João Batista, a saída do Centro de Imagens já ocorreu há alguns meses e, desde então, o hospital tem procurado se adequar para atender seus pacientes.

Segundo ele, a primeira iniciativa foi a de alugar um tomógrafo de 04 (quatro) canais, a preço de R$ 22 mil por mês, que já se encontra no hospital, pronto, mas não pode funcionar. Enquanto isso, já foi feita a licitação de um tomógrafo próprio, de 32 canais, o suficiente para atender com sobra a demanda. “A empresa vencedora da licitação tem 180 dias para entregar o aparelho e o dinheiro do pagamento do aparelho, num total de R$1,6 milhão já está na conta da Prefeitura de Viçosa e foi repassado pelo Estado, a partir de uma emenda parlamentar do deputado Roberto Andrade, no primeiro semestre”, pontuou o presidente.

Joaquim disse que o pessoal para operar as máquinas já foi treinado e os aparelhos estão em perfeitas condições de entrar em funcionamento imediatamente. O problema é que a Vigilância Sanitária Estadual (Ponte Nova), a quem cabe a competência do licenciamento, fez a vistoria dos aparelhos e do local e o hospital já enviou toda a papelada há mais de um mês, mas aquele órgão fiscalizador ainda não liberou a licença para funcionamento (alvará) e garantiu: “logo que a Vigilância Sanitária Estadual liberar, os aparelhos entrarão imediatamente em atividade”.

A administração do Hospital São Sebastião (HSS) foi questionada sobre o mesmo assunto, mas não se manifestou. Lá, o Centro de Imagem funcionou normalmente até a última sexta-feira (02/09) e, no final de semana encerrou de vez suas atividades no local. A partir daí, todos os exames de imagem necessários para os pacientes serão de responsabilidade HSS.

Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content