No dia 23 de setembro de 1973 morria o poeta chileno Pablo Neruda, um dos mais importantes autores da língua espanhola do século XX. Pablo Neruda foi Cônsul do Chile na Espanha e no México, e senador do Chile e embaixador na França. Dois anos antes de sua morte (1971), foi premiado com o Nobel de Literatura.
Ricardo Eliécer Neftalí Reyes Basoalto nasceu em Parral, ciadade do interior do Chile e morreu em Santiago do Chile há 49 anos. Ele é mais conhecido pelo seu pseudônimo, mais tarde nome legal: Pablo Neruda. Ele ficou conhecido como poeta quando tinha 13 anos, e escreveu numa variedade de estilos, incluindo poemas surrealistas, épicas históricas, manifestos abertamente políticos, uma autobiografia em prosa, e poemas de amor apaixonados como os da sua coleção Vinte Poemas de Amor e uma Canção Desesperada.
Neruda ocupou muitas posições diplomáticas em vários países durante a sua vida e serviu um mandato como Senador pelo Partido Comunista do Chile. Quando o presidente Gabriel González Videla baniu o comunismo no Chile em 1948, foi emitido um mandado de captura para Neruda. Amigos esconderam-no durante meses no porão de uma casa na cidade portuária de Valparaíso.
Neruda escapou por uma passagem de montanha perto do lago Maihue para a Argentina. Anos mais tarde, Pablo Neruda foi um conselheiro próximo do presidente socialista do Chile Salvador Allende. Quando Neruda regressou ao Chile após o seu discurso de aceitação do Prêmio Nobel, Allende convidou-o a ler no Estádio Nacionalperante 70.000 pessoas.