Primatas saguis serão protegidos em espaço preparado pela UFV

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Sagui-da-serra-escura na lista vermelha vai encontrar apoio na UFV

O desmatamento e a febre amarela, que dizimaram milhares de macacos, em 2017, no Brasil, praticamente extinguiram o sagui-da-serra-escura ou sagui-da-taquara (Callithrix flaviceps). Este pequeno animal que vive na Mata Atlântica acabou de entrar para a lista internacional de primatas em sério risco de extinção. Para tentar salvar a espécie, os Saguis-da-serra serão trazidos para reprodução assistida na Universidade Federal de Viçosa.

O professor Fabiano de Melo, do Departamento de Engenharia Florestal, é um dos pesquisadores que assinam os artigos que embasam a chamada Red List (lista Vermelha), que acende o sinal vermelho para a perda de espécies de primatas. Entre elas, 04 (quatro) são brasileiras e 02 (duas) ocorrem na região Sudeste.

Na lista, estão o bugio-ruivo, típico da Mata Atlântica, e o macaco-caiarara, que ocorre em alguns trechos de floresta Amazônica, além do recém-descoberto zogue-zogue do Mato Grosso. Entre os mais ameaçados, os Saguis talvez sejam os mais sensíveis e carentes de cuidados.

Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content