Em reunião solene na tarde de terça-feira, dia 11/08, tomou posse o suplente de vereador Mário Jose da Silva Coelho/Marinho Coelho (PSDB) que obteve 208 votos eleição 2016, em substituição ao vereador afastado por decisão judicial Wagner Eduardo da Silva, o Marreta, implicado na ação movida pelo Ministério Público, com sede na Comarca de Ponte Nova. A Câmara foi notificada ainda no início de julho e afastou Marreta, mas somente agora realizou a posse de Marinho Coelho.
Em 1º de julho, acatando ação movida pelo Ministério Público, a Juíza de Direito da
Comarca de Ponte Nova, Dayse Mara Silveira Baltazar emitiu decisão em caráter liminar para afastar o vereador implicado em suposta fraude em licitação que envolveu ainda o ex prefeito Fernando José Carneiro Magalhães, conhecido como Fernando de Zé de Teca (2013/2016), Edmar Aparecido (Chefe de Transportes), Marcela Carvalho Rola (ex secretária de Saúde), Antônio Alcides Mol (ex-secretário de Administração), Wagner Eduardo da Silva (vereador), Valdinara Mol Romano (Setor de Licitação) e Luciano da Paixão Xavier (empresário da Flash Pneus/Ponte Nova).
Na decisão da magistrada, relativo à improbidade administrativa e obtenção de vantagens ilícitas fraudando licitações na cidade de Barra Longa, foi determinado, cautelarmente, a suspensão dos direitos dos denunciados, que não poderão exercer quaisquer funções, cargos ou empregos públicos ou praticarem atos relacionadas à contratação. O valor do suposto desvio seria de R$ 1.130.791,00 por meio de licitações e ordenamento de despesas, até o trânsito em julgado desta ação penal.