Vereador Zé Osório visita moradores que pedem proteção ao Pontilhão de Ferro: Eles solicitam a colocação de uma proteção com telha para evitar tombos de pedestres na margem esquerda do Rio Piranga

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
O Pontilhão de Ferro já serviu para exposição de fotografias envelhecidas do artista plástico e entalhador em madeira Antônio Inácio Boneca

Na manhã de domingo, 16 de outubro, por sugestão do editor do Líder Notícias, Ricardo Motta, que constantemente recebia reclamações de moradores da Vila Centenário quanto a buracos existentes no final do Pontilhão de Ferro que oferece risco até de morte para crianças e adultos. Três comerciantes da Avenida Antônio Brant Ribeiro e Rua Independência já viram a queda, em um dos buracos, de uma deficiente visual que trabalha na secretaria municipal de Obras.

Na ocasião, Zé Osório esteve com Gilson da empresa SOS Mangueiras que fez a solicitação em nome de todos. “É preciso criar uma barreira com tela para evitar que adultos e mesmo crianças caiam nos buracos”, disse Gilson. Por sua vez, o vereador do PSB prometeu levar o assunto ao plenário da Câmara e ir pessoalmente até ao secretário municipal de Obras, Luiz Borges, para estudar qual a melhor forma de construir uma barreira, sem afetar ou descaracterizar o Pontilhão de Ferro.
“Este assunto terá que ser debatido com a secretária municipal de Cultura, Turismo e Comunicação, pois o Conselho do Patrimônio Cultural e Histórico terá que opinar”, disse Zé Osório. O jornalista e editor do Líder Notícias que já foi membro do Conselho disse que os bens tombados precisam ser conservados e o Pontilhão de Ferro “está com os dormentes debaixo dos trilhos da antiga Rede Ferroviária Federal apodrecendo e em vários trechos não existem mais dormentes, oferecendo perigo para crianças”.

O Pontilhão de Ferro (Férreo) foi inaugurado em 05 de junho de 1911. Ele foi tombado pela Prefeitura Municipal de Ponte Nova por sua importância cultural para a cidade em 2006, pelo prefeito Taquinho Linhares (2005-2008). Em 1951, foi anexado ao Pontilhão de Ferro o passadiço para pedestres. “É outra coisa a se pensar. É proibido circular com bicicletas, mas o assunto é uma das grandes mazelas do serviço público, pois o Demutran fica a 200 metros e não coíbe a prática, que é proibida até no CTB (Código de Trânsito Brasileiro)”, disse Ricardo Motta.

O Pontilhão de Ferro teve apenas 02 (pinturas) nos últimos 50 anos. Uma delas foi no governo de Taquinho Linhares para festejar o tombamento, em 2006 e a outra intervenção na gestão do Prefeito Guto Malta, em 2014, onde foram colocados 02 (dois) marcos nas duas extremidades dos 80 metros da peça que veio de navio da Inglaterra. Os marcos foram destruídos por vândalos e a placas de ferro fundido foram levadas e vendidas como sucatas.

Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content