O vereador André Pessata (Podemos) pediu, durante o uso da Palavra Livre na Reunião Plenária de 24de outubro, providências quanto à drenagem e redes de esgoto da estrada de Barra Longa e na rua do campo do Rasense FC, no bairro Rasa. De acordo com o vereador, que é presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente, os moradores informaram que está vazando água de esgoto.
“A água do córrego que passa por lá é pouca e há uma necessidade, uma vez que já está em andamento as obras da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto)”, disse André Pessata, que sugere a construção de uma rede interceptores de esgoto e que se canalize o córrego para evitar o mau cheiro que exala.
A editoria do Líder Notícias verificou o andamento da construção da Estação de Tratamento de Esgoto de Ponte Nova que teve início em janeiro de 2021, com a previsão de entrega, incluindo os interceptores centrais nas duas margens do Rio Piranga, para o mês de julho de deste ano. O contrato foi assinado com a empresa Perfil Engenharia em dezembro de 2020. O valor da licitação foi superior a R$ 22 milhões e a entrega seria 18 meses depois, o que não se concretizou.
A construção da ETE-Ponte Nova sofreu interrupções por causa de ações judiciais. O empreendimento foi licenciado em 2018 pela Supram (Superintendência Regional de Meio Ambiente), órgão que fica em Ubá-MG. A desapropriação do terreno do Sítio Gravatá, que tem acesso pela estrada de Barra Longa, se deu em 2015. A distância do Bairro da Rasa é de cerca de 03 quilômetros.