Em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), o popular derrame cerebral, a médica neurologista Lívia Filgueiras Martins Nogueira participou da Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Ponte Nova no dia 27 de outubro. Ela abordou sobre o combate ao AVC e apresentou informações e orientações que auxiliam de forma decisiva para salvar vidas. A médica chamou a atenção para a incidência da doença, uma vez que o AVC voltou a ser, neste ano, a primeira causa de morte no Brasil.
Segundo ela, são em média 11 mortes por hora. A Dra. Lívia Nogueira ainda destacou a importância do paciente de AVC receber atendimento médico o mais rápido possível. Para facilitar identificação dos sinais de AVC, a médica falou sobre o método SAMU: sorria, abrace, música, urgência.
Diz a médica: “Peça para dar um sorriso. Se a boca estiver torta, é um sinal; pede para levantar os braços, dar um abraço. O braço caiu, não manteve a força, imediatamente para o hospital; cantar uma música, conversar alguma coisa. A fala está enrolada, é SAMU mesmo, 192, imediatamente para o hospital”.