O Ministério Público de Minas Gerais por meio da Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos), participou da Expocatadores 2022, entre os dias 12 e 15 de dezembro, em São Paulo. O evento contou com a participação de representantes dos catadores de materiais recicláveis, da sociedade civil, de universidades e dos poderes públicos.
No encontro foram abordados temas como gestão de resíduos sólidos, reaproveitamento energético, mudanças climáticas e economia circular, mercado da reciclagem, avanços dos programas de logística reversa de embalagens o protagonismo das mulheres catadoras na gestão de resíduos e na construção de uma nova sociedade. Na ocasião, foi entregue aos promotores de Justiça mineiros Paulo Cesar Vicente de Lima e Shirley Machado de Oliveira, coordenadores da Cimos, o selo Amigo do Catador, da ANCAT (Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT).
Em Minas Gerais, o Ministério Público criou o programa Lixo e Cidadania que tem 64 municípios filiados. A Cooperativa dos Recicladores de Ponte Nova (Coorpnova), situada na Avenida Vereador João Evangelista de Almeida, Bairro Vale Suíço II, fundada em maio de 2012, presidida por Geralda Ada Loredo de Paula, mantém ligação direta com o Programa Lixo e Cidadania do Cimos, e já inscreveu para receber benefícios para aquisição de novos maquinários que serão usados na reciclagem.