Anatel: todos poderão ter acesso a alerta de riscos de chuvas e tempestades na tela dos celulares

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Serviço gratuito informa sobre tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamento e outros fenômenos meteorológicos.

Em atendimento a determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), começou a ser aplicada desde ontem, segunda-feira, 16 de janeiro, uma nova forma de notificação de alerta de desastres para a população, enviadas pelos órgãos de Defesa Civil.
Com o objetivo de aumentar a prevenção em situações de emergência, a medida vai permitir que as mensagens apareçam na tela do celular de forma sobreposta e destacada de outros conteúdos. Atualmente, as mensagens com os alertas de desastres são enviadas pelos órgãos de Defesa Civil aos cidadãos pré-cadastrados na plataforma em região que esteja sob risco.
As informações são encaminhadas por SMS à população e vão diretamente para a caixa de entrada de mensagens do celular, necessitando ser aberta para visualização.
Inicialmente serão feitos testes com as prestadoras de telefonia celular e órgãos de Defesa Civil nos municípios de Juiz de Fora (MG); Anápolis (GO); Petrolina (PE), Parauapebas (PA); Paranaguá (PR); Angra dos Reis (RJ) e Petrópolis (RJ). Em Ponte Nova, o sistema só atinge informações para celulares cadastrados, mas deverá mudar para todos os celulares, após os testes em Juiz de Fora.

Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content