Baixando a poeira e levantando dúvidas

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Passado o vendaval das eleições presidenciais o resultado é um fato. Os protestos dos patriotas inocentes usados para “invasão” aos três poderes resultarão em punições severas. Serão processados pelo que se fez e pelo que outros fizeram. Vai ter muito “holandês pagando pelo que não fez”. O julgamento não se aterá ao peso da participação de cada um, mas a necessidade de, em nome da “democracia”, punir exemplarmente aqueles que desrespeitaram os 03 maiores poderes da nação. A Constituição que garante o direito a liberdade de expressão, em fatos assim, não atua. O país precisa ser conciliado para seguir seu rumo. A conciliação anda capenga porque o governo está furioso e revanchista. O processo de destruição dos Partidos de Direita navegará pelos próximos 04 anos. O quanto o País perderá com isso é incalculável. Que se salve pelo menos o Estado Democrático de Direito.

A política é uma ciência que trafega por vias vicinais. Há muita inteligência a serviço do poder. O conhecido modelo Ronaldinho Gaúcho está sempre presente. Olha para um lado e toca para o outro. Neste início de governo o foco é atribuir à direita eventual fracasso econômico e social em 2023. Tipo: herdamos um país quebrado. Os ministros das principais pastas e o próprio governo não sabem trabalhar com pouco dinheiro. É quando o Estado virá extrativista. Vai extrair das empresas e população através de manobras fiscais. O imposto de renda vai incidir sobre salários acima de 1.903,98/reais, bem abaixo dos 5 mil prometidos na campanha eleitoral. É bom que se diga, que a tabela não era atualizada desde 2015.

Ato contínuo à posse de Aloizio Mercadante no BNDES veio o corte de linhas de crédito ao agronegócio incluindo a agricultura familiar. A dúvida: nos anos de pandemia o setor contribuiu decisivamente para a estabilidade econômica do Brasil com expressivo superavit na balança comercial. Por que se pune um segmento de tamanha importância? Ora, eles são de direita e apoiaram fortemente Jair Bolsonaro. Mesmo sendo direito democrático ter Partido Político, passaram de adversários para inimigos. O agronegócio vai continuar produzindo pelas suas forças e vencerá. Mas no atual cenário a colheita estará sujeita a novas pragas. E.T.: Mercadante anunciou que o BNDES não irá socorrer as Lojas Americanas. Correto! O prejuízo de bilhões (de 20 a 40) devem, nos moldes da Lei, ser cobertos pelas fortunas pessoais do “Trio Parada Dura” Lemann, Telles e Sicupira.

Os canhões também estão voltados para o BC – Banco Central. Como nas melhores economias do mundo o BC tem autonomia outorgada pelo Congresso. O presidente Roberto Campos tem mandato até 31/12/24 e está entre os melhores da área no mundo. O papel do BC é criar mecanismos para que a inflação seja real. Para o controle, o governo tem que apresentar plano econômico em que contemple principalmente a redução de gastos. Ainda não aconteceu. No passado a Inflação artificial veio com canetada de Dilma Rousseff e mergulhamos em crise danosa.

Fica a sensação de que o governo prepara a cama para repousar se a economia não for bem. A culpa será do que herdou (?). BOM CARNAVAL.

 

Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content