Diante da alta de casos de pessoas infectadas pelo mosquito Aedes Aegity que transmite o vírus da dengue, o munício de Ponte Nova decretou estado de emergência em saúde para aumentar ações no enfrentamento e combate ao problema que se transformou em epidemia na região do Vale do Rio Piranga. Na manhã de sexta-feira, 24 de fevereiro, no horário de 05 horas às 9 horas teve início o bloqueio com inseticida UBV veicular, o popular Fumacê nos bairros Santo Antônio e Rasa.
Também haverá aplicação de Fumacê no sábado, dia 25 de fevereiro e no domingo, 26 de fevereiro. A população destas localidades deverá manter portas e janelas abertas, protegendo animais e alimentos, crianças e pessoas com problemas respiratórios e seguir orientações repassadas pelos Agentes de Endemias e Comunitários de Saúde.
Conforme Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti, que é a metodologia que permite conhecer, por amostragem, a quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas do mosquito, chegou à conclusão que 13 municípios do território da região estão com médio ou alto risco de epidemia.
Índices menores que 1% são considerados satisfatórios; de 1% a 3,9% indicam alerta; e acima de 3,9% representam alto risco de epidemia. O município de Rio Doce tem o maior índice de domicílios com dengue, cerca de 8,0% enquanto Ponte Nova ocupa a 6ª com colocação com 5,0%.