No dia 25 de agosto de 2020, por volta das 10h da manhã, a Polícia Militar de Ponte Nova realizou uma Blitz Educativa de conscientização sobre o Agosto Lilás. O evento aconteceu na Praça de Palmeiras e contou com a participação da empresa BioExtratus, da Organização da Sociedade Civil Circuito do bem e do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania. O objetivo principal da ação foi utilizar a visibilidade alcançada pela ostensividade de uma Blitz Policial, chamando a atenção para um tema de extrema importância, no local de maior fluxo de pessoas da cidade.
No início do evento, houve a entrega simbólica de 20 kit’s contendo produtos de beleza doados pela BioExtratus, que foram entregues para as mulheres acompanhadas pela Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica. Além disso, a empresa realizou a doação de 150 mini kit’s contendo brindes de produtos cosméticos que foram entregues para as mulheres abordadas durante o evento.
Houve também a participação de voluntários do Circuito do Bem, Organização da Sociedade Civil que atua em Ponte Nova desde o início do ano, e também do CEJUSC. Os voluntários realizaram a doação de várias cartilhas com orientações referentes ao tema, voltadas para o público infantil.
Além das cartilhas, distribuídas para as crianças que passavam pelo local, policiais e voluntários realizaram a distribuição de panfletos enumerando às formas de violência abrangidas pela Lei 11.340/06 – Lei Maria da Penha – sobre a conscientização da importância do tema, e sobre as formas de acionamento das autoridades.
A ação alcançou mais de 500 (quinhentas) pessoas que passavam pela Avenida Francisco Vieira Martins e que transitavam pela Praça Cid Martins Soares com muito bom feedback das pessoas abordadas.
A Blitz foi mais uma das ações desenvolvidas pela Polícia Militar nesse mês de agosto e também fará o fomento das visitas da Patrulha de Prevenção a Violência Doméstica para entrega dos Kit’s, não só para as mulheres que ainda estão sendo acompanhadas, como também para algumas outras mulheres que já foram atendidas pela Patrulha.
A corporação militar espera que as mulheres se sintam ainda mais motivadas a continuar com a autoestima elevada e encorajadas e a não se submeter a qualquer tipo de relacionamento abusivo.
A Polícia Militar reiterou que qualquer pessoa pode denunciar uma situação de violência doméstica vivenciada por ela mesma ou por outra pessoa. Os meios de denúncia podem ser o canal 190 ou através do Disque Denúncia unificado 181.
Agosto Lilás
“Mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher”.
Durante o mês de agosto acontece a campanha “Agosto Lilás”, que surgiu como uma forma de combater a violência doméstica contra a mulher. O mês foi escolhido por marcar a data em que a Lei Maria da Penha foi sancionada, 07 de agosto de 2006.