A Universidade Federal de Viçosa (UFV) obteve novamente nota máxima (5) no Índice Geral de Cursos (IGC), repetindo o excelente desempenho de anos anteriores. Entre as 68 universidades federais avaliadas no país, a UFV ficou na 7ª posição e é a 2ª de Minas, onde apenas 03(três) instituições obtiveram a nota máxima. O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram o IGC na terça-feira, 28 de março, junto com o Conceito Preliminar de Curso (CPC).
Ambos são referentes a 2021 e fazem parte dos 04 (quatro) Indicadores de Qualidade da Educação Superior que integram o ciclo de resultados calculados a partir do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O conceito Enade e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) foram publicados em 2022.
Dos 28 cursos avaliados da UFV nos campi Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba, 18 são licenciaturas, 07 (sete) são bacharelados e 03 (três) são da área de tecnologia da informação. Três (03) cursos obtiveram nota 5 no CPC: Ciência da Computação e Licenciatura em Educação Física, ambos do campus Viçosa, e Licenciatura em Química do campus Florestal. A maioria dos 24 cursos obteve nota 04 (quatro).