Em solenidade realizada na noite de 20 de abril no Pilotis da Procuradoria-Geral de Justiça, em Belo Horizonte, o Ministério Público instalou o “Observatório de Direitos e Democracia”. O órgão acompanhará as ações que configurem violação aos direitos de liberdade, como crimes contra a liberdade de imprensa, crimes contra o direito de expressão, crimes contra o direito de opinião e contra o direito de reunião, crimes contra raças e etnias e crimes contra grupos vulneráveis.
O Observatório passará a ser ponto de referência para a população, uma vez que receberá as demandas, promoverá a triagem e encaminhará aos órgãos de execução, além de acompanhar o processo e manter as vítimas informadas. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades nacionais e estaduais, além de representantes de movimentos sociais e da sociedade civil ligados à defesa da democracia no país.
O ex-jogador e ponte-novense Reinaldo Lima, o eterno “Rei do Galo”, ativista que fazia o gesto dos Panteras Negras, o punho direito cerrado depois dos gols, como protesto contra a Ditadura Militar e o preconceito racial, também discursou.
Não à toa o Rei Pelé se referiu a Reinaldo como gênio da bola e da política (foi deputado estadual e vereador de BH) Pelé disse na época: “Olha, até nisso eu dei sorte. Se o Reinaldo fosse fisicamente perfeito, poderia bem ser capaz de me relegar ao segundo plano”.