Em contato com a secretária municipal de Meio Ambiente, Marina Godoi, a editoria do Líder Notícias recebeu sinal verde para agendar para o Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho de 2023, o plantio inicial de 100 mudas de árvores nativas, entre elas sibipiruna, açoita-cavalo, jatobá e cutieira e frutíferas consideradas nativas como jamelão, jenipapo e amoreira em áreas degradadas no entorno do Aeroporto Miguel Valentim Lanna, na região do Sombrio.
A iniciativa do coordenador do equipamento público municipal, servidor Cícero Gomides, também coordenador da Defesa Civil de Ponte Nova, já foi comunicado à secretaria municipal de Meio Ambiente (Semam), que apoia o projeto e enviará engenheiro florestal para analisar a situação das terras degradadas e manterá acompanhamento nos tratos culturais futuros, tais como plantio, coroamento e combate a formigas.
Marina Godoi, titular da pasta da Semam, prometeu aplicação de medidas compensatórias para o reflorestamento da área via Codema (Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente) e Semam, após finalização de licenciamento de empreendimentos, principalmente.
Cícero Gomides disse que é preciso recuperar a área degradada e também proteger o aeroporto de invasão, para evitar práticas de Grau com motos e de empinar pipas. Para ele, o lugar precisa se recuperar ecologicamente.