No dia 30 de abril, é comemorado o dia do ferroviário. Nesta data é celebrada a inauguração da Estrada de Ferro Petrópolis, também conhecida como Estrada de Ferro Mauá, primeira linha de ferro brasileira, em 1854. Oficialmente denominada Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petropolis. Seu trecho inicial ligava o Porto de Mauá a Fragoso no Rio de Janeiro num trecho de 14,5 km.
A extensão até Raiz da Serra (Vila Inhomirim) se deu em 1856, onde se iniciaria a subida por cremaleira para Petrópolis e Areal, somente 30 anos mais tarde. Em 1962 o tráfego entre Pacobaíba e Poabetá foi suprimido. Em 1964, foi a vez do trecho de Vila Inhomirim a Três Rios ser desativado. Entretanto, ainda resta um pequeno trecho da primeira ferrovia do Brasil com tráfego de trens entre as estações Piabetá e Vila Inhomirim.
A 1ª Estrada de Ferro foi inaugurada por D. Pedro II, que 32 anos depois viria a Ponte Nova (1886) para inaugurar a Estação da Estrada de Ferro Leopoldina, no Povoado Chopotó. Segundo a história ele inaugurou o trecho ligaria a Rio Doce, no dia 30 de junho, quando plantou 05 (cinco) palmeiras-imperiais no Chopotó. Hoje restam 02 (duas).
No Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a Diretoria de Infraestrutura Ferroviária é a área responsável pela gestão e pela execução de programas de construção, operação, manutenção, adequação de capacidade, ampliação e restauração da infraestrutura ferroviária. Sua atuação reforça a multimodalidade da infraestrutura de transportes no país.
Quem foi Barão de Mauá e sua ligação com a ferrovia
Barão de Mauá (Irineu Evangelista de Sousa) nascido em 1813 e falecido 1889 foi um industrial e político brasileiro. Pioneiro da industrialização no Brasil, foi um símbolo dos capitalistas empreendedores brasileiros do século XIX. Foi responsável por grandes obras como um Estaleiro, a Companhia Fluminense de Transporte e a primeira estrada de ferro ligando o Rio de Janeiro à Petrópolis.
Em sociedade com capitalistas ingleses e cafeicultores paulistas, o Barão de Mauá participou da construção da Estrada de Ferro Dom Pedro II (atual Central do Brasil), da Estrada de Ferro Recife – São Francisco e a de Santos a Jundiaí. Iniciou a construção do Canal do Mangue no Rio de Janeiro e foi o responsável pela instalação dos 1ºs cabos telegráficos submarinos, ligando o Brasil à Europa.
O Barão de Mauá fundou, no final da década de 1850, o Banco Mauá, MacGregor & Cia. Em seguida abriu filiais do banco em várias capitais brasileiras, e também nas cidades de Londres, Nova Iorque, Buenos Aires e Montevidéu. Ajudou a fundar o segundo Banco do Brasil, pois o primeiro havia falido em 1829.