Na noite da última segunda-feira, 24 de abril, durante a reunião da Câmara Municipal, a escrivã da Polícia Civil, Ana Rosa Campos, que trabalha na Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (DEAM) de Manhuaçu, explicou o funcionamento do aplicativo criado por ela para proteger as mulheres da violência, notadamente a doméstica.
Mas, o aplicativo “CHAME a FRIDA” serve para denúncias de violência, em geral, dentro dos lares. Ana Rosa Campos disse que o atendimento virtual “ CHAME A FRIDA ” viabiliza a denúncia de casos de violência contra mulheres via Whatsapp. Por meio do aplicativo as mulheres conseguem solicitar agendamento para formalizar medidas protetivas, solicitar cópia das medidas, tirar dúvidas sobre as leis que garantem seus direitos e punem os agressores.
O deputado estadual Marquinhos Lemos (PT), autor de projeto de lei aprovado e sancionado para que o aplicativo seja implantado em todas as delegacias mineiras, também esteve presente, além do Delegado Regional Silvério da Rocha Aguiar, que prometeu implantar o dispositivo na Delegacia de Ponte Nova. “CHAME A FRIDA” ganhou vários prêmios: Prêmio Innovare (CNJ) Prêmio nacional da revista “Marie Claire” e “Instituto Avon”; “InovaPrêmio 2020” do governo de Minas Gerais e em março ganhou prêmio internacional, na Alemanha.
Denúncias de agressões a crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência, também podem ser feitas pelo aplicativo CHAME A FRIDA. Tudo ocorre via atendimento automático. O sistema é monitorado 24 horas por um policial de plantão. CHAME A FRIDA também é acessível para mulheres analfabetas, por meio de áudio e fotos..