Os 26 NAFs (Núcleo de Assistência às Famílias) estão distribuídos em quase todas as regiões do estado, para atender aos familiares de aproximadamente 62 mil presos, distribuídos em 172 unidades prisionais administradas pelo Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), incluindo famílias de detentos da Penitenciária de Ponte Nova I, que fica no entorno do Parque Natural Municipal Tancredo Neves, no Passa-Cinco.
Este atendimento é feito, essencialmente, por aproximadamente 110 atendentes, orientados e coordenados por 29 assistentes sociais, que estão conhecendo de perto os principais presídios e penitenciárias. No mês de abril, começaram as visitas aos NAF’s das cidades do interior, previstas para terminarem em julho.
Além de oferecer os serviços de cadastramento/credenciamento para as visitas social, social assistida e íntima, nos NAF’s também podem ser realizados os seguintes serviços: emissão de atestados carcerários, certidão de dias trabalhados, certidão de dias estudados, solicitação de assinatura de procuração e de reconhecimento de paternidade, entre outros.
Em 2022, foram realizados 53.272 cadastros para visita social, 45.361 credenciamentos de visitantes e 9.308 atendimentos psicossociais. Esses são, normalmente, os três serviços mais procurados pelos familiares de presos. Este tipo de trabalho está no UAI (Unidade de Atendimento Integrado).