UM DIA NA HISTÓRIA

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Enfermeiras trabalhando: cuidando de recém-nascido

12 de maio: Dia do Enfermeiro e Dia Internacional da Enfermagem

O dia 12 de maio foi escolhido para homenagear a inglesa Florence Nightingale, considerada a mãe da enfermagem moderna. No Brasil, a data foi instituída pelo Decreto nº 2.956, de 10 de agosto de 1938. E, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem no país, em homenagem à Nightingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a 1ª a se alistar voluntariamente em combates militares.
O reconhecimento da categoria foi reforçado em 04 de maio de 2022, com a aprovação de projeto de lei que cria o piso salarial dos enfermeiros. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou o Projeto de Lei que abriu previsão orçamentária para pagar o piso de trabalhadores da enfermagem.
O texto a ser enviado aprovado pelo Congresso Nacional abre crédito especial ao Orçamento da Seguridade Social da União, no valor de R$ 7,3 bilhões, em favor do Ministério da Saúde. Os profissionais de enfermagem são considerados heróis anônimos pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), no enfrentamento à pandemia de covid-19, pois trabalharam na linha de frente arriscando a própria vida.

O levantamento mais recente do Conselho Federal de Enfermagem aponta que, atualmente, mais de 693,4 mil enfermeiros atuam em todo o país (com 170,7 mil em exercício em São Paulo, estado com maior número de trabalhadores). De acordo com o mesmo banco de dados, o país conta com 450,9 mil auxiliares de enfermagem e mais de 1,66 milhão de técnicos de enfermagem, integrando cerca de 2,8 milhões de profissionais em atuação, nas 03 (três) funções em todo o país.

Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content