Por volta das 18h do sábado 13 de maio, três Policiais Penais faziam a ronda externa da penitenciária de Ponte Nova, quando perceberam a presença de dois indivíduos que usavam roupas escuras próximos a cerca de alambrado. De acordo com o BO, os agentes deram ordem de parada aos suspeitos, momento em que um deles sacou uma arma de fogo e realizou disparos contra os policiais penais, que revidaram disparando contra os agressores.
Durante a ação criminosa, um dos autores conseguiu fugir pela mata existente no Parque Natural Municipal Tranquedo Neves no Passa Cinco, sendo seu comparsa Junior Cândido dos Santos, Vulgo de “Be”, detido pelos agentes. Segundo informações, já existiam suspeitas que os autores estariam escondendo aparelhos de telefone celular e drogas nas telas de segurança da horta que pertence ao presídio e por isso os agentes já estavam atentos as ações no local.
Junior Cândido afirmou aos Policiais Penais que receberia a quantia de R$5.000,00 por cada aparelho celular que entrasse na penitenciária. Após a ação ele foi conduzido ao hospital para atendimento médico e em seguida para a Delegacia de Polícia Civil onde foi ratificada sua prisão em FLAGRANTE por Tentativa de Homicídio contra os 3 policiais penais. Com Junior Cândido foram apreendidos 04 aparelhos de telefone celular; 04 carregadores e certa quantidade de substancia parecida com fumo.