Viçosa agora é capital estadual do doce de leite

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Viçosa ganhou, oficialmente, o título de capital estadual do doce de leite. A lei foi publicada na semana passada (09/05), no Diário Oficial de Minas Gerais. Está assinada pelo governador em exercício, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado estadual Tadeu Martins Leite, o Tadeuzinho (MDB). A proposta do deputado estadual Coronel Henrique tramitou na ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais) desde fevereiro de 2022.

Essa é a segunda legislação mineira que relaciona a cidade com a produção do famoso doce. Em janeiro de 2022, foi sancionada lei que reconhece como de relevante interesse cultural do Estado de Minas Gerais o processo de fabricação do Doce de Leite Viçosa, produzido pelo Laticínio Escola da Fundação Arthur Bernardes (Funarbe), da UFV (Universidade Federal de Viçosa).

A história do Doce de Leite Viçosa começa nos anos 1980, quando a Usina Piloto de Laticínios da UFV – criada com o objetivo de ser um laboratório de apoio às aulas práticas sobre leite e derivados do Departamento de Tecnologia de Alimentos – passou a ser gerenciada pela Funarbe. No começo, a produção do doce se destinava apenas ao consumo dos estudantes e professores que usavam o refeitório da UFV.

O produto foi lançado no mercado da Cidade Universitária em 1988, com a denominação “Doce de Leite em Pasta Funarbe”. A partir de 1992 passou a ser comercializado como “Doce de Leite Viçosa”, em função da adoção da marca Viçosa pelo Laticínio Escola.

Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content