Duas novas variedades de cana-de-açúcar foram liberadas pela UFV em uma cerimônia realizada, na tarde de quarta-feira passada, 17 de maio, na Associação dos Produtores de Cana da Região de Campo Florido, município do Triângulo Mineiro. As variedades RB127825 e RB097217 somam-se a outras 05 (cinco) liberadas nos últimos anos pela UFV, que integra a Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (Ridesa) da qual o reitor da UFV professor Demetrius David da Silva é o vice-presidente desde 2022.
Todas as variedades foram desenvolvidas no âmbito do Programa de Melhoramento Genético da Cana – de – Açúcar da UFV, coordenado pelo professor Márcio Henrique Pereira Barbosa, do Departamento de Agronomia, que também é coordenador técnico da Ridesa. A UFV é a única universidade, dentre as 10 que compõem a Rede, que atua em Minas Gerais, com 32 usinas e associações, inclusive a Coplacan (cooperativa dos Plantadores de Cana de Minas Gerais) de Ponte Nova, e 01 (uma) área cultivada de 900 mil hectares.
Muitas dessas usinas estavam representadas na cerimônia, da qual também participaram produtores de cana e representantes de oito universidades que integram a Ridesa, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e de outras entidades.