Diversas cooperadas e cooperados estiveram presentes à sessão solene realizada pela Câmara de Ponte Nova para ver de perto a entrega do “Diploma de Consagração Pública” para a Coorpnova (Cooperativa de Recicladores de Ponte Nova), que foi representada pela presidente da instituição ecológica, Geralda ‘Ada’ Loredo de Paula. O evento faz parte do calendário anual do Legislativo ponte-novense e ocorreu na sexta-feira, 19 de maio, no Plenário João Mayrink localizado na Chácara Vasconcellos (CDI).
A Coorpnova foi fundada em 2013, com 30 cooperados (hoje tem 25). A organização surgiu com o objetivo de ajudar mulheres vítimas de violência (física e psicológica), oferecendo-lhes a oportunidade de conseguir independência financeira para então saírem da submissão e da dependência econômica de seus parceiros. Assim, a Coorpnova conseguiu auxiliar estas mulheres e empoderá-las sendo suporte para que encontrassem o caminho da independência financeira, no trabalho de coleta de materiais recicláveis, antes considerado lixo.
O Diploma de Consagração Pública para a Coorpnova foi iniciativa do vereador Zé Roberto Júnior (Rede Sustentabilidade), que este ano destinou verba do Orçamento Impositivo para ajudar na construção de refeitório no Centro Municipal de Coleta Seletiva e Triagem que fica no Bairro Vale Suíço, exatamente na Avenida Vereador João Evangelista de Almeida, 2.380, perto do clube AABB (Associação Atlética Banco do Brasil).
No ano de 2020, a cooperativa realizou contrato com a secretaria municipal de Meio Ambiente para prestação do serviço de Coleta Seletiva, Educação Ambiental e disponibilização de galpão onde os cooperados fazem triagem e depositam o material reciclável, que é recolhido pelo caminhão basculante da coleta seletiva. Uma (01) equipe composta por 03 (três) ou 04 (quatro) pessoas realiza panfletagem nos bairros informando o cronograma do caminhão da Coleta Seletiva, orientando às pessoas sobre como separar o reciclável para adequada coleta.
Ao receber o Diploma de Consagração Pública, Geralda Ada Loredo de Paula agradeceu o prêmio de reconhecimento pelo trabalho da Coorpnova. “Fico feliz por receber este prêmio, que na verdade é de todos os cooperados e dos diversos colaboradores voluntários que temos. Nossa luta não é só pela sobrevivência própria, mas por ajudar a melhorar o Planeta terra contra a poluição”, disse Ada
Por seu lado, o vereador Zé Roberto Júnior, autor do Projeto de Resolução que concedeu a homenagem fez relato do que saber sobre a Coorpova: “A presidente relata que, a cada dia que se passa, a entidade mantém o desejo que auxiliar mais pessoas, oferendo suporte às famílias em situação de vulnerabilidade social, sendo elas pessoas em situação de rua, em privação de liberdade, mães solos. Desta forma, a Coorpnova vai trilhando o caminho com mais histórias de ajuda e de superação”, disse