Secretária municipal de Saúde de Ponte Nova, Kátia Jardim de Carvalho Irias explica novos rumos da pediatria no SUS

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Kátia com o marido Dr. Milton Irias, médico cardiologista

Na tarde de quarta-feira, 31 de maio, a Rádio Montanhesa 670 Khz e o Líder Notícias, empresas do Grupo Líder de Comunicação, Mídia e Eventos receberam a secretária municipal de Saúde, a enfermeira Kátia de carvalho Irias, que assumiu a pasta há pouco a menos de 02(dois) meses (03/04). Ela assumiu durante várias e insistentes cobranças de vereadores e vereadoras sobre superlotações nos hospitais Arnaldo Gavazza Filho e Nossa Senhora das Dores, surto de dengue e falta de pediatras.
“Esperamos solucionar problema de pediatra para trabalhar no SAMMDU (Serviço de Atendimento Médico e Municipal de Urgência).Não é fácil não existe no mercado e olha que o salário foi acrescido, mas as pessoas que se apresentaram ainda estão fazendo residência médica. Falta pouco, mas vamos conseguir”, disse Kátia ao locutor Vicente de Freitas.
Sobre a situação macrorregional, com os hospitais de Ponte Nova, sendo referência na especialidade, a pediatria terá que ser implementada. “O Hospital de Nossa Senhora das Dores contratará pediatra, por conta própria, com apoio pactuado com municípios que compõem o CISAMAPI (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Piranga”, acrescentou a titular da pasta da saúde ponte-novense.
Sobre médicos em PSFs (Programa de Saúde da Família) Kátia esclareceu a confusão que existe .Os usuários acreditam que as UBS terão todo tipo de especialistas. “Na verdade, as UBS são portas abertas da Atenção Primária de Saúde, onde existe o médico clínico. Este encaminha o paciente para os especialistas (dentista, pediatra, ginecologistas e outras especialidades) que estão na Policlínica Milton Campos (Guarapiranga) ou para os hospitais”, esclareceu durante a entrevista.

A servidora municipal que exerceu funções na média complexidade da secretaria municipal de Saúde, também trouxe alento para a comunidade ponte-novense ao falar sobre adengue: “as notificações estão diminuído sensivelmente, com ações engajadas dos Agentes de Endemias e a colaboração da sociedade, que vem entendo nossas campanhas de alerta contra o mosquito Aedes Egypti, que é o transmissor da dengue, zika e chikungunya”.

Kátia de Carvalho Irias enfermeira, filha do prefeito Joãozinho de Carvalho e Cristina Jardim de Resende Carvalho, foi superintendente de Saúde, Regional de Ponte Nova (SRS/Ponte Nova) entre 2029 e 2021. Formada em Enfermagem (2009), Kátia trabalhou no Hospital Nossa Senhora das Dores e na área técnica da SRS. Kátia é casada como médico Cardiologista Intensivista e Clínico Geral.

 

Kátia de Carvalho Irias no estúdio da Rádio Montanhesa sendo entrevistada por Vicente de Freitas, 31 de maio
Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content