Diversos eventos que proporcionaram maior envolvimento da população marcaram o mês de maio na Câmara de Ponte Nova. Ocorreram atividades de promoção à cultura, espaços de discussão sobre segurança e saúde pública, além de solenidade para homenagear pessoas e instituições que contribuem com o desenvolvimento do município.
Como parte da Semana Municipal da Literatura, que neste ano ocorreu entre 30 de abril e 06 de maio, o legislativo ponte-novense e a Academia de Letras, Ciências e Artes de Ponte Nova (Alepon) promoveram a exposição Recortes da História da Literatura em Ponte Nova e uma palestra com o escritor e historiador, Luciano Sheikk.
Durante 10 dias, a exposição ficou aberta ao público, no Espaço Multiuso José Silva. A atração trouxe trechos de publicações raras e históricas que evidenciam preciosidades, curiosidades e fatos pitorescos e marcantes da produção literária do município, seus literatos e obras.
Para fortalecer a participação popular na discussão de temas que permeiam os munícipes, a Câmara realizou em maio duas Audiências Públicas para debater Segurança na Escolas e Saúde Pública Um amplo debate sobre a segurança nas escolas reuniu vereadores, representantes de órgãos ligados à educação e à segurança, comunidade escolar e população, durante mais de 02 (duas) horas.
Com a ausência de representantes do governo do Estado e de um dos hospitais de Ponte Nova, os serviços de saúde pública foram pauta da Audiência Pública sobre “planejamento e organização da saúde municipal”. A necessidade de fortalecer a atenção básica em saúde foi defendida por vereadores, população, prestadores de serviço e pela Secretaria Municipal de Saúde. Além disso, em maio, também ocorreu a entrega de diplomas de Consagração de Pública, quando diversos convidados encheram o Plenário João Mayrink para prestigiar os homenageados.