O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, recebeu no dia 29 de junho comitiva do município de Itabirito, município a 126 quilômetros de Ponte Nova, para tratar das obras do novo Fórum Edmundo Lins, previstas para serem licitadas em outubro de 2024. A comitiva foi liderada pelo prefeito de Itabirito, Orlando Amorim Caldeira.
Ao contrário de Ponte Nova, que teve alardeado a construção de um novo fórum do Tribunal de Justiça, ainda em 2020, Itabirito, município bem menor, em população, que Ponte Nova, Itabirito larga na frente. O presidente do Tribunal José Arthur Filho disse reconhecer a necessidade da obra em Itabirito, uma vez que o atual prédio do fórum recebe uma alta demanda.
O Fórum Edmundo Lins está situado na região central de Itabirito. O novo prédio será construído em uma área de aproximadamente 1,4 mil metros quadrados, perto da rodoviária e às margens da MG-356. Atualmente, a Comarca de Itabirito possui 02 (duas) varas para atender a população local de Itabirito e seus distritos de Acuruí, Bação e São Gonçalo do Monte. Levando-se em conta que Itabirito não atua em outras cidades, ao contrário de Ponte Nova que atua em processos de Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado, Acaiaca, Rio Doce, Guaraciaba e Oratórios.
Ponte Nova fica para depois – Muita movimentação em 2020 e 2021 para a construção do novo fórum de Ponte Nova, no valor de R$ 25 milhões, que inicialmente seria no Bairro Paraíso, com acesso pela Avenida Mário Martins de Freitas. A prefeitura de Ponte Nova chegou a doar o terreno superior a 07 (sete) mil metros quadrados, as o TJ disse quer o local era inadequado. A partir daí, o silêncio se faz sobre o assunto, sem manifestações porte da administração e nem cobrança por parte da Câmara de Vereadores.