“Uma ida ali aparar o véu na Lua/Donzela em Escorpião! Com minha querida Thata @salao_thatateixeira. Aproveitei a tarde de Sol em Câncer para curtir o Vale Mágico que tem o altar da Santa Apolônia feita pelo saudoso Zé de Quincas. No caminho de volta um registro no Jatobá amado plantado em 5/4/85 palco de muitas travessuras e momentos inesquecíveis! Viver é um ato mágico e sagrado. #bruxacampestre #ValeMagico #SemPeixe/Mg”, publicou Lara Repolez no Facebook e Instagram em 28 de junho.
(*) Jatobá (nome científico Hymenaea sp.) é encontrado na Mata Atlântica, como em Ponte Nova, onde tem 03 (três) espécies plantadas na Vila Centenário/Ponte Nova e o jatobá da foto está no centro da Praça São Sebastião, em Sem Peixe. Tinha muitas outras árvores nativas, mas cortaram para plantar palmeiras-imperiais.
Quando o jatobá foi plantado, Sem Peixe ainda está era distrito de Dom Silvério. A origem do nome da planta vem do tupi e quer dizer “árvore com frutos duros”. O jatobá pode alcançar 40 metros de altura e 02 (dois) metros de diâmetro. É considerada uma das árvores com a maior capacidade de fotossíntese do Planeta.