Poucas cidades foram representadas na audiência pública realizada no dia 28 de junho, pela Câmara de Viçosa, para discutir os casos de abandono de animais nos municípios afiliados ao Cismiv (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Viçosa). O objetivo também era mudar artigos do Cismiv visando atender castrações e outros atendimentos veterinários em tal consórcio. A sessão atendeu ao requerimento da vereadora Marly Coelho (PSC), que é ativista da causa animal.
Do total de 10 municípios que compõem a microrregião imediata de Saúde, apenas dirigentes de São Miguel do Anta, Paula Cândido, Canaã, Pedra do Anta e Viçosa estavam presentes. Faltaram representantes dos municípios de Cajuri, Teixeiras, Araponga, Coimbra e Porto Firme.
Ao iniciar a audiência, a vereadora Marly destacou seu descontentamento e indignação “pois o convite para o debate foi feito para todos os prefeitos e representantes da microrregião de Viçosa, a fim de encontrar soluções consolidadas a nível regional, porém, muitos desses não foram, sem apresentar justificativa de ausência”.
Na sequência, o prefeito de Canaã, José Ivanir Miranda Duarte, salientou que “o tema é importante e que o problema também é comum em sua cidade”. José Ivanir disse ainda que existe política de castração animal em Canaã, no entanto, “apenas ela não está sendo suficiente para conter o alto índice de abandono”.
Ainda no momento, o protetor de animais José Donizete, natural de Paula Cândido e atualmente morador de Viçosa, contou que no ano passado foi realizada uma Audiência Pública em sua cidade natal para discutir a causa do abandono. Ele enfatizou que se teve encaminhamentos, incluindo a questão da castração, porém a cidade de Paula Cândido ainda carece de orientação.