A necessidade de providências quanto a animais de grande porte em ruas dos bairros Santo Antônio e Sargaços foi reforçada pela vereadora Fiota (PSDB). Seu pronunciamento aconteceu na Palavra Livre da reunião da Câmara de Ponte Nova, no dia 26 de junho. Ela disse que é preciso tem recolher o animal e fazer a doação.
Esse é 01 (um) assunto para se tomar providências, recolher, ter um plantão à noite, porque à noite também eles ficam andando pelas ruas e avenidas. A vereadora Fiota (PSDB) disse que isso é muito sério. Em 2020, a Semam (secretaria municipal de Meio Ambiente) cadastrou pessoas físicas e jurídicas interessadas na adoção de cavalos e éguas que são recolhidos em vias públicas do município e não reavidos pelos seus donos.
Os interessados efetuaram o cadastro que passa por análise documental, e após aprovação são inseridos na lista de prioridade de escolha dos animais, de acordo com a ordem de inscrição e a disponibilidade de animais. Os equinos recolhidos das ruas do município de Ponte Nova, quando não reavidos pelos seus donos no prazo de 10 (dez) dias, serão disponibilizados para doação, de acordo com critérios estabelecidos em lei municipal de dezembro de 2019 e decreto e portaria Semam de 2020.